Logomarca
O Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA apresenta nos seus objetivos estatutários a previsão de desenvolver atividades voltadas à segurança do indivíduo, da coletividade e do meio natural e artificial que o cerca.
Essa defesa observa princípios estabelecidos no conceito da Segurança Pública e da Segurança Ambiental que são os mecanismos de salvaguarda da Ordem Pública e também da Ordem Ambiental. Ambos são consubstanciados em atributos como: garantias individuais e coletivas, interesse público, estado de paz, salubridade, bem comum, estado de equilíbrio entre os seres vivos e seu meio, qualidade de vida e dignidade da pessoa humana, entre outros.
O símbolo da entidade procurou ser concebido observadas estas premissas, tendo ao centro uma árvore com um ser humano estilizado, demonstrando a relação humana com seu meio ambiente natural, na qual o homem tem o papel de defesa e sustentação, como vetor de proteção e equilíbrio.
A árvore conhecida internacionalmente como um das representações do meio ambiente natural, também encerra o raciocínio da diversidade biológica, que em simbiose com a representatividade humana contempla a diversidade entre os indivíduos e comunidades com seus diferentes padrões sociais.
Sob a proteção da copa da árvore encontram-se dois indivíduos, que unidos representam a sociedade, protegidos simultaneamente pela natureza e pelos homens que envolvidos com ela, buscam a proteção das coletividades. Também há o sentido do coletivo atuar na defesa das bases socioambientais (envolvimento do tronco da árvore), buscando um estado de paz entre o indivíduo e seu meio para estabelecer um estado de qualidade de vida com sustentabilidade.
Os braços levantados da representação humana central e os que estão abaixo significa a atitude positiva e necessária de captação de energias para transformar os objetivos da defesa social e ambiental em ações de evolução voltadas a dignidade humana.
A simbologia sempre foi utilizada como um mecanismo que permite diferentes interpretações de cada indivíduo, formadas por sua história de vida e cultura. Dessa maneira o símbolo do ISSA pode receber muitas interpretações, além daquelas que levaram a sua concepção na forma atual. Sem perder de vista que o Instituto foi criado para desenvolver trabalhos de melhora da justiça social e ambiental.