2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá

02 de janeiro de 2023, por equipe ISSA. 

2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, ocorreu em Guarujá a 2º Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM, junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA, com apoio da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI).

O evento foi realizado de forma híbrida, com o primeiro dia de forma virtual e o segundo na modalidade presencial no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel, situado na praia da Enseada. Dessa maneira, o evento possibilitou um ambiente amplo de discussão entre o poder público, a sociedade civil, e demais entidades e segmentos interessados nas pautas ambientais do município de Guarujá e região.

O evento está previsto no artigo 24 da Lei nº 3006/2006, que cria o Sistema Municipal de Meio Ambiente, onde consta que o COMDEMA realizará a cada dois anos uma Conferência Municipal de Meio Ambiente, aberta à participação popular, para propor modificações à Política Municipal de Meio Ambiente. Por outro lado, a primeira edição ocorreu somente no ano de 2019.

A edição de 2022 contou com a presença de diversos palestrantes, sendo as temáticas abordadas divididas em três eixos: i) Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos e Consórcio Intermunicipal; ii) Unidade de Conservação Municipal: Instrumento de Segurança Socioambiental e iii) Efeitos das Mudanças Climáticas na Relação Porto-Cidade.

Ainda, o evento disponibilizou espaço para a apresentação de resumos de projetos e trabalhos científicos, por meio da exposição de pôsteres, conforme inscrição feita previamente pelos interessados. 

A participação do ISSA na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá

O ISSA esteve presente no evento e na oportunidade o seu Diretor-Presidente, João Leonardo Mele, que esteve dentre os palestrantes, enriqueceu as discussões com uma apresentação dentro do seguinte campo temático: “Segurança Socioambiental através da implantação de Unidades de Conservação”.

Também, o prof. João Mele colaborou na coordenação do grupo de trabalho que se manifestou para os anais da conferência sobre as UCs, estabelecendo estratégias a serem adotadas para os próximos dois anos, bem como formas de se fazer efetivar tais ações, possibilitando resultados claros para o município.




 

aqui
Logo da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá
WhatsApp Image 2023-01-02 at 12.25.27 (3)
WhatsApp Image 2023-01-02 at 12.25.27 (1)
WhatsApp Image 2023-01-02 at 12.25.27
WhatsApp Image 2023-01-02 at 12.17.11
Participa??o Mele - Confer?ncia Municipal de Meio Ambiente