Corredor Ecológico de Guarujá: uma realidade cada vez mais próxima

Matéria extraída do Diário Oficial do Município de Guarujá

Data: 5/06/2020

Corredor Ecológico de Guarujá: uma realidade cada vez mais próxima

O corredor será formado pelo espaço entre a APA da Serra do Guararu, já existente, e a APA da Serra de Santo Amaro, em fase final de criação

 

Primeira cidade do Litoral Paulista a possuir uma Área de Preservação Ambiental (APA), a APA da Serra do Guararu, Guarujá caminha a passos largos para concretizar um outro feito histórico na área ambiental: a homologação da segunda APA, agora a da Serra de Santo Amaro e, com isso, a criação do Corredor Ecológico de Guarujá.

O Município está prestes a oficializar a criação da APA da Serra de Santo Amaro, o que dará um impulso e tanto na posição da Cidade como grande preservadora da porção remanescente da Mata Atlântica no Brasil.

A união da APA da Serra de Santo Amaro à APA da Serra do Guararu, na região leste da Cidade, conhecida como o Rabo do Dragão, formará o Corredor Ecológico de Guarujá. Quando concluído, este espaço protegido ocupará 50% do território do município, promovendo um reordenamento efetivo e de impacto positivo para a cidade.

É uma grande oportunidade de desenvolver o turismo ecológico e criar mecanismos epolíticas públicas capazes de corrigir problemas advindos da histórica ocupaçao desordenada, com a promoção de ações de urbanização e saneamento, beneficiando a população local. Além de garantir a preservação da biodiversidade local e promovendo a proteção de espécies de fauna e flora que são únicas no mundo.

 

aqui
WhatsApp Image 2020-06-08 at 16.49.20