Fortes chuvas causam mortes e deslizamentos na região

 

Entre os dias 2 e 3 de março de 2020, fortes chuvas na Baixada Santista provocaram mortes e deslizamentos. O município de Guarujá  registrou 282 mm de chuva em um período de 12h, entre as 16h de segunda-feira, 2/03, às 4h de terça-feira, 3/03, de acordo com dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado.

Logo após o incidente, os trabalhos de resgate, salvamentos e identificação das vítimas foram iniciados, por meio de uma ação integrada entre diferentes órgãos do Governo, entre eles, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, com o Comando de Aviação da PM, o Canil, Policiamento Ambiental, CPI-6, Polícia Civil e Técnico Científica. Mais de 2 mil profissionais de diversos órgãos foram empenhados nessa operação.

As principais áreas afetadas na cidade foram o Morro do Macaco Molhado (também conhecido como Morro da Bela Vista), Morro do Engenho e a Barreira do João Guarda. A Serra do Guararu também foi afetada com deslizamentos e houve 1 óbito registrado. No total, foram registrados 35 óbitos no município.

Dentre os locais afetados, encontram-se várias áreas abrangidas pelos projetos desenvolvidos pelo ISSA, onde houveram várias interdições devido aos riscos de novos deslizamentos. Para as interdições foram considerados critérios técnicos, como por exemplo, instabilidade do terreno, trincas e rachaduras, distância entre a moradia e a encosta, escorregamentos antigos e dano estrutural.

Cerca de 830 casas foram interditadas, segundo a edição do Diário Oficial de Guarujá do dia 17/03, das quais no Morro do Macaco Molhado, na Vila Edna, com 129, Barreira do João Guarda (249), Vila Baiana (189), Cachoeira (110), Morro do Engenho (62), Jardim das Flores (34), Vale da Morte (25), Vila Edna (21), Morro da Asa Delta (8) e Morro da Vila Júlia (3).

Fonte: 

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sao-paulo-conclui-operacao-na-baixada-santista/

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/03/10/defesa-civil-de-guaruja-interdita-477-moradias-apos-deslizamentos.ghtml

Principais notícias sobre o assunto:

 

 

 

 

.

aqui
morro macaco