ISSA participa do I Fórum de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos de Guarujá

18 de abril de 2022, por equipe ISSA. 

Organizado pela Prefeitura de Guarujá e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento ocorreu no dia 23 de março, das 13 às 16 horas, no Hotel Doral

O evento reuniu a sociedade civil, estudantes, pesquisadores e autoridades locais para discutir as inovações e os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável nos municipios frente às alterações climáticas, dando continuidade aos debates e discussões técnicas iniciadas nos conselhos municipais, contribuindo para a formulação de políticas públicas ligadas às temáticas.

O eventou contou com mais de 250 pessoas conectadas, dentre os presentes e aqueles que acompanharam ao vivo via rede social da SEMAM-Guarujá, e sua programação incluiu palestras, mesas de debate e sessões para a apresentação de trabalhos. Também, esta 1ª edição do evento cedeu espaço para a apresentação de dezesseis trabalhos científicos relacionados ao tema, por meio de pôsteres expostos no local do evento.

A iniciativa distribuiu diversos brindes de estimulo à conscientização ambiental, como canetas e blocos de notas produzidos com embalagens recicláveis, cartilhas educativas e funis para coleta de óleo. Também estavam disponíveis para retirada mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica como pitanga, araçá goiaba e jambo.

Com o tema "Perspectivas de Municípios da Baixada Santista Sobre Adaptações de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos", o evento foi aberto pelos secretários municipais de Meio Ambiente de Guarujá, Santos e São Vicente

As mesas de discussão contaram com a participação dos especialistas, como o Diretor-Presidente do ISSA, João Leonardo Mele, Osmair Chamma Junior, Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Stephanie Arellano, representante da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) América do Sul, Ana Werkne, representante do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) Brasil, Leandra Gonçalves e Vinicius Ribau Mendes, pesquisadores e professores da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Maurício Lamano Ferreira, Pós doutor pela Universidade de São Paulo (CENA/USP) e Célia Regina de Gouveia Souza, pesquisadora Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e professora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Geografia Física da USP.

As mesas discutiram sobre assuntos como "Áreas Protegidas como Ferramenta de Gestão das Mudanças Climáticas", "Integração de Políticas Municipais na Adaptação contra Eventos Extremos Climáticos", "Plano de Ação Climática como Instrumentos de Planejamento Urbano", "Relação entre Oceano e Clima, e aquecimento global na América do Sul", entre outros.

Participação do Diretor-Presidente do ISSA

O Diretor-Presidente do ISSA, Cel. da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Me. e Dr. em Ciências Policiais e Me. em Direito Ambiental, João Leonardo Mele, que é idealizador das Áreas de Proteção Ambiental da Serra do Guararu e da Serra de Santo Amaro em Guarujá, colaborou como palestrante do evento com o tema "O papel das Unidades de Conservação nas Mudanças Climáticas", em uma das mesas de discussão junto ao Promotor de Justiça do Estado de São Paulo Osmair Chamma Junior, que palestrou sobre a "Importância dos Termos de Ajuste de Conduta dos projetos de adaptação de Mudanças climáticas".

 

aqui
I FMCRH - Mele